dia de campo

a
Esqueceu a senha?
Quero me cadastrar
     18/05/2024            
 
 
    
Alface  
Prevenção é principal medida contra doenças da alface
Em condições favoráveis e medidas de manejo inadequadas, as perdas na lavoura podem ser totais
Comente esta notícia Envie a um amigo Aponte Erros Imprimir  
Kamila Pitombeira
15/05/2012

Assim como todas as culturas, o plantio da alface oferece riscos ao produtor quando o assunto é doença. Nesse caso, o indicado sempre é a prevenção, seja através da utilização de mudas e sementes sadias ou ainda através da escolha adequada do local de plantio. Em condições favoráveis e medidas de manejo inadequadas, as perdas de produtividade devido ao surgimento de doenças na lavoura podem chegar a 100%. Portanto, além das medidas preventivas, o produtor deve atentar para o controle do problema.

— Diversas doenças afetam a cultura. Na entrevista, vamos falar sobre as doenças bióticas, ou seja, aquelas causadas por um ser vivo, como bactérias, fungos e nematóides — afirma Ailton Reis, engenheiro agrônomo e pesquisador da Embrapa Hortaliças.

Entre elas, ele cita a cercosporiose, a septoriose e o mofo branco, as mais importantes causadas por fungos. Já entre as causadas por bactérias, as mais importantes são a podridão mole e a mancha bacteriana. Existem ainda as doenças causadas por vírus e a principal delas é o mosaico da alface. Já entre as causadas por nematóides, estão as galhas de raízes.

— O prejuízo que elas podem gerar ao produtor rural depende muito de fatores externos, como o climático. Se as condições climáticas forem favoráveis e o produtor não aplicar medidas de controle adequadas, a perda da produção pode chegar a 100% — conta o entrevistado.

Para detectar a presença das doenças na lavoura, Reis explica que é importante que o produtor tenha certa experiência, pois assim ele é capaz de reconhecer as principais doenças da cultura analisando apenas os sintomas.

— No entanto, outros fatores podem ajudá-lo a identificar a presença de doenças. Um deles é a aquisição de livros e manuais que possuam ilustrações da doença. Além disso, a internet também serve como uma ferramenta de busca de material — diz.

Já a forma mais adequada de controle, de acordo com o pesquisador, depende bastante do tipo de cada doença e qual parte da planta ela ataca. No caso do fungo, que ataca a parte aérea, pode-se utilizar um fungicida. No caso de vírus, seu controle não é possível, mas sim o do vetor. Já o controle de nematóides, geralmente é feito através de resistência genética.

— O produtor escolhe uma cultivar de acordo com sua produtividade, seu aspecto e sua aceitação pelo comércio. Não adianta cultivar uma variedade resistente se o comércio não a aceita. Portanto, o primeiro critério é a aceitação da cultivar no mercado — conta.

Para controlar uma doença de maneira correta, Reis afirma ser importante identificá-la corretamente porque, muitas vezes, os sintomas confundem o produtor. No caso de pouca experiência, é indicado procurar a orientação de um especialista.

— De forma geral, o mais importante é a prevenção, como a utilização de mudas e sementes sadias, a escolha adequada da área e o fornecimento de água de irrigação e nutrição correta —orienta ele.

Para mais informações, basta entrar em contato com a Embrapa Hortaliças através do número (61) 3385-9000.

Aviso Legal
Para fins comerciais e/ou profissionais, em sendo citados os devidos créditos de autoria do material e do Jornal Dia de Campo como fonte original, com remissão para o site do veículo: www.diadecampo.com.br, não há objeção à reprodução total ou parcial de nossos conteúdos em qualquer tipo de mídia. A não observância integral desses critérios, todavia, implica na violação de direitos autorais, conforme Lei Nº 9610, de 19 de fevereiro de 1998, incorrendo em danos morais aos autores.
flavio henrique
23/01/2016 11:57:29
gostei da materia

Ana
02/06/2016 08:12:46
gostei muito da matéria

paulo sergio de almeida
20/01/2017 11:22:04
tenho uma pequena estufa de alface hidroponico e estou comum problema as folhas com pintinhas ou manchas e de um dia para outro se espalha rapidamente não uso nem um tipo de agrotóxico !! vcs poderiam mim ajudar ??

ricardo que te comeu de tras do armario
09/09/2019 21:36:56
vai estudar que tu vai saber o que ta acontecendo otário.

Para comentar
esta matéria
clique aqui
4 comentários

Conteúdos Relacionados à: Doenças
Palavras-chave

 
11/03/2019
Expodireto Cotrijal 2019
Não-Me-Toque - RS
08/04/2019
Tecnoshow Comigo 2019
Rio Verde - GO
09/04/2019
Simpósio Nacional da Agricultura Digital
Piracicaba - SP
29/04/2019
Agrishow 2019
Ribeirão Preto - SP
14/05/2019
AgroBrasília - Feira Internacional dos Cerrados
Brasília - DF
15/05/2019
Expocafé 2019
Três Pontas - MG
16/07/2019
Minas Láctea 2019
Juiz de Fora


 
 
Palavra-chave
Busca Avançada